Historial

Como nasceu o Aero Clube de Coimbra

Após a extinção do Centro de Aeronáutica da Associação Académica de Coimbra (CAAAC) que por sua vez tinha sido fundado em 1954, extinção essa ocorrida depois do 25 de Abril de 1974 por decisão unilateral da Associação Académica de Coimbra (AAC) derivada do “facto da prática aeronáutica não ser compatível com a nova orientação social das actividades da AAC”, foi possível retomar o processo que tinha já norteado em 16 de Julho de 1957, a “Comissão Provisória Organizadora do ACC”.

Já nessa data, essa Comissão Provisória tinha convidado autoridades, colectividades desportivas e amigos da aviação desportiva para uma reunião, tendo até entregue na Direcção Geral da Aeronáutica Civil (DGAC) em 22 de Agosto de 1957 para aprovação, os Estatutos do futuro ACC.

Todavia, o processo terá sido longo e moroso pois existem referências a esses Estatutos em 25 de Março de 1960 e do seu reenvio à DGAC em 1 de Abril seguinte, pelo que a pretensão de se fundar o ACC foi definitivamente preterida pela implantação definitiva do CAAAC.

Entretanto, pode assim afirmar-se que o Aero Clube de Coimbra (ACC) “nasceu” da extinção do CAAAC com a constituição formal em 14 de Janeiro de 1976 de uma “Associação Cultural Desportiva e Recreativa” sendo denominada em escritura daquela data por “Aero Clube de Coimbra – ACC”, muito embora as diligências para a sua constituição tivessem tido início em Fevereiro de 1975.

Com efeito, nesse ano de 1975, teve lugar a 15 de Julho a “Assembleia-Geral dos Cidadãos inscritos como candidatos a sócios do ACC” onde foram apreciados e aprovados os Estatutos.

À data, o ACC tinha a Sede Social no edifício da antiga União de Grémios de Lojistas de Coimbra, sita na Av. Sá da Bandeira, nº 92

OUTRAS DATAS DE REFERÊNCIA

  • 23 JUL 1975 - Obtenção da permissão para a utilização a título precário do Aeródromo, junto da Comissão Administrativa da Junta Distrital.
  • 23 OUT 1976 – Última reunião da Comissão Instaladora para a eleição dos primeiros Corpos Sociais.
  • 27 JAN 1978 – Mudança da Sede Social para o 3º andar do nº 37, à Praça 8 de Maio, cedido pela Sociedade de Defesa e Propaganda de Coimbra.
  • 14 AGO 1980 – Despacho Ministerial autorizando a constituição da Escola de Pilotagem.
  • 12 DEZ 1988 – Entrega formal das chaves do edifício do Terminal (Aerogare) no aeródromo, pela Câmara Municipal de Coimbra.
  • 1º Trimestre 1989 – Mudança da Sede Social para as actuais instalações.
  • 1997 - Declaração nº. 123/97 (2ª. série). - Nos termos do artigo 3º de Decreto Lei nº. 460/77, de 7 de Novembro, o Primeiro-Ministro declarou de utilidade pública, por despacho de 7 de Julho de 1997, o Aero Clube de Coimbra, com Sede em Coimbra.